sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

POSSO SER RISCADO DO LIVRO DA VIDA?



Por John Piper

Transcrição do áudio 

            Nós temos o correio eletrônico do ouvinte Charles Deyzel na África do Sul. “Pastor John, eu amo escutar ao Podcast a cada dia. Obrigado. Se eu estiver correto, a Bíblia menciona a frase “o livro da vida” cerca de catorze vezes, bastante dessas passagens mencionam o fato de alguém ser riscado do livro da vida. Como isto não significa perder a salvação?” O que você diria, Pastor John?

            Quando se trata da doutrina da segurança eterna ou perseverança dos santos, nós precisamos falar com precisão. E eu penso que não é muito preciso dizer, como Charles faz, em bastante passagens das Escrituras que ela menciona que você pode ser riscado do livro da vida. Eu nem mesmo acho que ela diga que você pode ser riscado, pelo menos no sentido que às vezes Deus faz isto. Ela diz que nós seremos riscados se nós falharmos em conhecer as condições certas.  Agora se isto realmente acontece ou na soberania de Deus pode acontecer é outra questão. Eu não penso assim e me permita tentar mostrar por quê.

            O livro de Apocalipse é o livro que se refere a isto mais frequentemente e é o livro que tem o texto que soa mais problemático, penso eu. Apocalipse 3.5 diz: “O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.” Agora alguns dizem: isto é um texto infalível contra a doutrina da perseverança dos santos ou segurança eterna. Eles assumem que quando Apocalipse 3.5 diz que Deus não apagará o nome de uma pessoa do livro da vida, isso implica que ele apaga algumas pessoas do livro da vida, e que estas pessoas uma vez seriam nascidas de novo, justificadas, salvas, e, no entanto, no fim condenadas, perdidas e perecidas. Em outras palavras, elas perdem sua salvação nesta leitura do versículo. 

            Mas esta é uma suposição verdadeira?

            A promessa: “Eu não apagarei seu nome do livro da vida” não necessariamente implica que algumas pessoas Têm seus nomes apagados. Ela simplesmente diz, àquele que está no livro, e que vencer em fé: eu jamais riscarei seu nome. Em outras palavras, ser riscado é uma possibilidade assustadora, que eu não permitirei que aconteça àqueles que perseveram. Na verdade, há duas outras passagens em Apocalipse que ensina que ter seu nome no livro da vida significa que você mais definitivamente perseverará e vencerá e assim conhecerá a condição de não ser riscado.

            Apocalipse 13.8 diz: “Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.” Agora este verso ensina que aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida definitivamente não adorarão a besta. Isto é o que ele diz. Em outras palavras, ter seu nome no livro da vinda desde antes da fundação do mundo significa que Deus preservará você da insensatez. Ele causará você a perseverar em fidelidade a Deus. Estar no livro significa que você não apostatará. Você não abandonará a fé.

            Apocalipse 17.8 diz: “A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.” Agora isto significa que ter seu nome no livro da vida significa que você será preservado de admirar a besta. Aqueles cujos nomes não estão escritos no livro admirarão a besta, e aqueles cujos nomes estão escritos no livro não admirarão. É infalível tanto quanto a forma como o autor está argumentando. Ter seu nome no livro significa que você não admirará, você não adorará. 

            Então o ponto é que ter o nome escrito no livro é eficaz. Isto mantém você de naufragar na fé. João não diz: se você adorar a besta, seu nome é apagado. Ele diz: se seu nome está no livro, você não adorará a besta. Agora volte a Apocalipse 3.5: O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida.”

            Isto significa que Deus risca algumas pessoas?

            Não.

            A vitória que mantém você de ser apagado é garantida por estar no livro. Este é o ponto de Apocalipse 13.8 e 17.8. Estar no livro impede você de fazer o que iria fazer com que você fosse apagado do livro se você fizesse isso.

            Deixe-me dizer novamente. Estar no livro, ter seu nome no livro, impede você de fazer — como adorar a besta — o que      iria fazer com que você fosse apagado do livro se você fizesse isso. E isto não é uma contradição da mesma forma que Paulo não é uma contradição quando ele diz: “ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar.” (Filipenses 2.12-13)

            Não é absurdo afirmar a condição: se você vencer, Deus não apagará seu nome, e então afirmar a segurança: se seu nome está no livro, você vencerá. Não é uma contradição. Deus escreveu que realmente devem vencer, realmente vencerão. Eles devem e eles vencerão. Um lado destaca a responsabilidade: vocês devem. E um lado destaca a soberania de Deus: vocês vencerão.

            Então a mensagem para nós é esta: nunca, nunca, nunca seja descuidado ou fútil sobre sua perseverança. Deus usa advertências reais para nos manter vigilantes e nos manter perseverantes. Nós estamos seguros. Mas nós não somos negligentes. Este é o ponto. Prossiga para alcançar a salvação, como Paulo diz, porque Cristo te alcançou para isto (Filipenses 3.12).

Tradução: Francisco Alison Silva Aquino







Nenhum comentário:

Postar um comentário